Categories:

Ovos de Páscoa Fit

Quem me conhece sabe que eu sou chocólatra assumida. E sem contar  2015, ano que fiz uma promessa e fiquei seis meses sem comer chocolate (simmm ,EUZINHA, seis meses sem meu docinho favorito), não lembro de ter passado outra Páscoa sem meus adorados “ovinhos”.

Mas esse ano, eu tô mais concentrada na alimentação saudável e não quero colocar tudo a perder comendo todos os chocolates que cruzarem o meu caminho. Por isso, resolvi criar o meu Ovo de Pácoa Fit 😉

Decidido isso, saí em busca de ingredientes. Essa foi a parte mais fácil, porque eu já tinha experimentado o chocolate  e os recheios que gostaria de trabalhar. Esses foram os eleitos:

  • chocolate Gula Merah da Amma 70% adoçado com açucar de coco
  • brownie Doces Mais Fit
  • brigadeiro e beijinho de coco Doces Mais Fit para os recheios
  • Nibs de cacau

Sempre que posso, utilizo alimentos funcionais nas minhas receitas. Por isso, incluí os nibs de cacau que, conforme a nutricionista funcional Najara Cenci Valduga, contêm compostos bioativos benéficos (flavonóides e as catequinas). Essas substancias desempenham papel antioxidante no nosso organismo. Além disso, eles também contém magnésio, que ajudam a combater a TPM e a insônia. Outra característica super importante é que, em função do processo de produção, conservam muito mais nutrientes quando comparados aos demais produtos obtidos a partir do cacau, como o chocolate amargo, por exemplo.

Ingredientes comprados, hora de colocar a mão na massa!! Mas para ficar tudo perfeito, fui pedir ajuda para as amigas, rsrsrs. Como a ideia era fazer um vídeo do modo de preparo (para ficar mais didático), chamei a Halina (quem tem amiga chef de cozinha, tem tudo) pra dar um help. Eu, pela primeira vez na vida fiquei de cinegrafista amadora e a Marcinha Dal Molin, que também é jornalista, editou o vídeo que vocês vão assistir agora.

Essa foi a legítima receita da união faz a força, ou melhor: a união faz a Páscoa!!!

Obrigada meninas! Vocês arrasaram!

P.S: as forminhas para os ovos e embalagens vocês encontram na Doce Magia

*Colaboradores

  • Najara Cenci Valduga – CRN2: 5781
  • Nutrição Funcional – Fitoterapia Funcional – Gastronomia Funcional 
  • Carolina Pagnoncelli Gabrielli 
  • Estagiária Nutrição
  • Halina Almeida
  • Chef de cozinha – Doces de Mãe Gastronomia @docesdemaegastronomia
  • Márcia Dal Molin 
  • Jornalista – Zenbra Produtora 

Ovos de Páscoa Fit


9 383    5   2

Info nutricional


  1. Calorias Ovo 1: 812Kcal / 2- 902K
  2. Carboidratos ovo 1: 70,4g / 2- 79,4g
  3. Proteínas ovo 1: 31,4g / 2-35,4g
  4. Fibras ovo 1: 25,4g / 2- 27g
  5. Sódio ovo 1: 271,5mg / 2- 281,5 mg
  6. Rendimento: 2 porções de 250g



Ingredientes


  1. 1 200 gramas de chocolate 70% cacau
  2. 2 100 gramas de doces Mais Fit brigadeiro
  3. 3 100 gramas de doces mais fit beijinho de coco
  4. 4 30 gramas Brownie Mais Fit
  5. 5 2 cls de sopa de Nibs de cacau
  6. Os ingredientes foram calculados para dois ovos com 250 gramas cada

Passo a passo


  1. Picar o chocolate e colocar em um recipiente de vidro
  2. Levar ao microondas na potência máxima, mexendo o chocolate de 30 em 30 segundos até derreter. A temperatura nunca deve ultrapassar 50 graus. Um dica para controlar o aquecimento é deixar alguns pedaços inteiros e mexer até eles dissolverem-se completamente.
  3. Colocar o chocolate em uma superfície gelada (pode ser a pedra da pia da cozinha) para temperar. A temperatura ideal é 28 graus. A dica para quem não tem termômetro é colocar um pouco do chocolate no antebraço e verificar se a temperatura está abaixo da corporal).
  4. Colocar 100 gramas de chocolate em cada forma e levar ao congelador por 20 minutos
  5. Desenformar os ovos e rechear
  6. Instruções para o recheio: ovo 1: 100 gramas de Doces Mais Fit brigadeiro e Nibs de Cacau. Valor calórico por porção de 60g: 203kcal. Ovo 2: 30g de brownie, 100g Doces Mais Fit Beijinho de coco e nibs de cacau. Valor calórico por porção de 60g: 225,5 Kcal. O quadro à esquerda apresenta as informações nutricionais de cada ovo inteiro (250 gramas com recheio). Rendimento: quatro porções de 60g.
  • Jana Azevedo

    Written by Jana Azevedo

You Might Also Like



1 Comment

Post a Comment