Categories:

Dicas para escolher o seu leite vegetal

Como muito de vocês já sabem, os leites vegetais são ótimas alternativas para intolerantes à lactose, alérgicos à proteína animal e veganos. Também são muito utilizados na gastronomia, por atribuírem nutrientes e sabor diferenciado aos pratos. Por isso, reuni algumas informações, que ajudarão vocês na hora de escolher a melhor opção para o seu leite de cada dia, rsrsrs.

Leite de Nozes: seu alto teor de antioxidantes ajuda a previnir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce das células e diabetes. É rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega 3, selênio, cobre, zinco e magnésio.

Leite de Coco: possui ação antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, auxilia no sistema imunológico e é também um bom antioxidante. Rico em vitamina C, B1, B3, B5 e B6, cálcio, selênio e ainda contém proteína arginina e ácido láurico.

Leite de Arroz: seu alto teor de triptofano e vitaminas do complexo B auxilia no equilíbrio do sistema nervoso e ajuda a aumentar a energia.

Leite de Aveia: indicado para quem deseja perder peso por conter alto teor de fibras, favorecendo o sistema digestivo e dando maior sensação de saciedade. É também um aliado na diminuição do colesterol ruim e diabetes. Possui carboidratos, proteínas, antioxidantes e vitamina E. Dica: prepare o leite vegetal com a aveia em flocos sem glúten!

Leite de Amêndoas: Indicado para crianças e para pessoas que necessitam de complemento alimentar. Possui alto teor de fibras, magnésio, cálcio, ferro e vitamina E.

Leite de Girassol: possui benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios, além de ser uma fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais.

Fiz meu leite? E agora?

  1. Depois de pronto o leite vegetal dura três dias na geladeira.
  2. Quer ter leite vegetal sempre pronto? Divida em porções e congele por até três meses. Essa é a forma mais prática pra ter a bebida sempre disponível.
  3. Use formas de gelo para congelar.
  4. Utilize dois ou três cubinhos por vez no preparo de cafés, vitaminas, mingaus, etc.

 

Nutri responde ♥

Posso aquecer o leite vegetal?

O aquecimento não promove nenhuma perda nutricional. Isso, porque as sementes (oleaginosas ou não) são repletas de fatores anti nutricionais, que bloqueiam a absorção dos nutrientes destes alimentos. Assim, torra-las no forno/frigideira ou fervê-las por um tempinho, ajuda a eliminar este fator anti nutricional e os micronutrientes (vitaminas e minerais) serão melhor absorvidos.

Alerta da Nutri 

Distensão abdominal, cólicas, flatos, constipação, fezes diarreicas, dor de cabeça, má digestão, rinite alérgica e sinusite podem ser sintomas relacionados ao consumo do leite, seus açúcares e proteína. Converse com seu nutricionista ou médico, caso esteja sentindo algum dos desconfortos citados acima 🙂

*Colaboradores

  • Najara Cenci Valduga – CRN2: 5781
  • Nutrição Funcional – Fitoterapia Funcional – Gastronomia Funcional 
  • Jana Azevedo

    Written by Jana Azevedo

You Might Also Like



No Comments

Post a Comment