Categories:

Como controlar a compulsão alimentar e manter o foco?

Oi Gente!!

Resolvi falar um pouquinho sobre isso aqui no blog, porque uma das perguntas que mais me fazem é: Jana, como você consegue controlar a alimentação e manter o foco? Bom, na verdade, chegar até aqui não foi fácil. Dizer não para os prazeres comestíveis “e ser feliz com isso” demorou um pouquinho.  Eu sempre curti me cuidar, então isso “facilitou’ um pouco. O problema é que sempre fui muito ansiosa e quando batia uma crise, descontava as minhas frustrações na comida (principalmente nos doces).

Antigamente eu não percebia que comia compulsivamente. Na verdade, não é fácil enxergar isso, já que comer é um processo natural da vida (precisamos nos alimentar pra sobreviver).  Foi depois de quatro anos de terapia, que consegui fazer esse link. À partir daí, comecei a prestar atenção no que disparava o gatilho pra lutar contra esse comportamento. Quem já passou por  isso sabe bem do que estou falando: a gente come o que passa pela nossa frente (já cheguei a devorar cinco barras de chocolate de uma vez só), pra sentir alívio. Então o alimento, que deveria servir pra nutrir o nosso corpo, passa a ser uma válvula de escape para os problemas do dia-a-dia.

Assumir isso foi fundamental, porque percebi que comer “como se não houvesse amanhã “não resolveria os meus problemas, aliás, só  traria mais aborrecimentos. Não é fácil mudar esse comportamento, porém não é impossível. Eu demorei 37 anos pra entender isso que tô contando pra vocês, rsrsrs.

Cada vez  que consigo dizer “não à compulsão pela comida”, me sinto vitoriosa. A sensação de ter controle sobre o meu comportamento é maravilhosa. O que mais escuto as pessoas dizerem é: não consegui me controlar, não consegui resistir, … e por ai vai. Aí penso: como é que eu vou chegar em algum lugar na vida, se eu não conseguir controlar as minhas vontades. Ter autocontrole é fundamental pra conseguir alcançar os meus objetivos. Mas digo uma coisa pra vocês: isso é algo que a gente tem que praticar. Quanto mais repetimos um comportamento, mais orgânico e natural ele fica (aprendi isso no teatro :)).

Agora vou listar algumas dicas que me ajudaram a diminuir a compulsão alimentar, manter o foco e ser mais feliz comendo 😉

  1. Pratique o autocontrole
  2. Comece a pensar antes de comer
  3. Você tem fome de que? Reflita se a fome é de comida de verdade ou de guloseima
  4. Antes de atacar todos os doces que vê pela frente, respire fundo umas 10 vezes e reflita se você não está usando isso como fuga dos problemas. Lembre-se que essa atitude só vai aliviar a angustia e não resolver a questão
  5. Não deixe de socializar com os amigos e a família, porque está de dieta. Isso só vai te frustrar.
  6. Se organize, coma antes de sair de casa, mas não deixe de se divertir. Não precisamos compartilhar o que as pessoas comem ou bebem. Estar na companhia de quem a gente gosta, é o que mais vale a pena.
  7. Sustente as suas escolhas. Você não é obrigado a fazer o que os outros fazem
  8. Não permita que as pessoas critiquem o seu estilo de vida. Muitas vezes quem condena, gostaria de estar fazendo o mesmo, só não tem coragem
  9. Acredite no seu propósito e corra atrás do seus objetivos
  10. Pratique uma atividade física para aliviar a ansiedade

Essa é um pouco da minha vivência gente. Espero que ajude quem está precisando de um um help pra manter o foco e comer com mais consciência.

Bjuss da Jana

 

 

  • Jana Azevedo

    Written by Jana Azevedo

You Might Also Like



4 Comments

  • Fernanda

    19 de setembro de 2017 at 13:14 Responder

    Muito bom o post, Jana! Adorei

    • Jana Azevedo

      Jana Azevedo

      7 de novembro de 2017 at 21:18 Responder

      OI Nanda!! Que legal!! Fico feliz que tenhas gostado! Espero ter ajudado! Bjuss

  • Dani

    20 de setembro de 2017 at 22:44 Responder

    Muito legal Jana. Passei para uma amiga que estou ajudando na perda de peso. Bjão

    • Jana Azevedo

      Jana Azevedo

      7 de novembro de 2017 at 21:20 Responder

      OI Dani!! Maravilha..isso mesmo. A gente tem que se ajudar, ne?! Até, pq não é fácil, mas também não é impossível!! bjusss

Post a Comment