Categories:

Pasta Homus da Jana

Oiii gente…estavam com saudades das minhas receitinhas saudáveis? Então…eu também, rsrsrsrs.

Em função da minha consultoria com o Coach Bueno (que estou seguindo firme e forte),  tenho elaborado algumas coisas diferentes, mas só usando ingredientes que estão no meu plano alimentar mensal. E no quarto plano, eu tive um desafio bem legal: fabricar meu próprio Hummus pro café da manhã. Eu até encontrei uma opção pronta, mas tinha óleo de soja e não curti muito. Então saí em busca de uma receita que ficasse semelhante à original das arabias, kkk.

Pra quem não sabe, o Homus é um alimento típico da cultura árabe, preparado com grão-de-bico cozido, tahine (pasta de gergelim), alho e limão.

Essa pastinha é cheia de nutrientes e maravilhosa pra substituir produtos industrializado (cheio de gorduras e conservantes). O grão-de-bico é rico em ferro, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. Só para vocês terem uma ideia, 100 gramas do grão cozido alcançam as necessidades diárias de ferro. É considerado, também, uma das melhores fontes de proteína vegetal: 100 gramas da leguminosa seca contém 20,9 gramas de proteína. Porém, pra se beneficiar com todos esses nutrientes é importante prestar atenção em algumas coisinhas, como por exemplo, o modo de preparo.

O ideal é deixar o grão de molho antes de cozinhar

Por que o cozimento adequado das leguminosas é tão importante?

Os grãos de leguminosas contêm uma variedade de fatores anti-nutricionais que podem provocar efeitos fisiológicos adversos e indisponibilizar a absorção de alguns nutrientes. Um exemplo é o Ác. fítico que forma quelatos com íons metálicos (como o cálcio, ferro e zinco) dificultado e prejudicando sua absorção. Então, quanto maior o tempo de cozimento, menor o teor desse anti-nutriente.

Bom, acho que agora já dá pra gente ir pra nossa receitinha 😉

Vocês vão precisar de

  1. Grão-de-bico (vc encontra o grão seco na Tudo em Grãos Porto Alegre @tudoemgraosauxiliadora)
  2. Tahine (comprei o meu na Bendita Horta Porto Alegre @bendita_horta)
  3. Cominho, limão, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva

P.S. O GRÃO DE BICO DEVE FICAR DE MOLHO EM ÁGUA FILTRADA DE 8 À 12 HORAS. APÓS, DESCARTAR A ÁGUA DO MOLHO E COZINHAR NA PRESSÃO POR 20MIN.

Tips da Jana

  • Essa receita foi elaborada com base em várias que encontrei na internet. Minha sugestão é você mesmo dar seu toque especial.
  • Outra dica super válida é vocês experimentarem os ingredientes que não conhecem antes de usar. Assim, não corre o risco de colocar algo que não gostou muito na sua receita.Eu, por exemplo, gosto de sentir  o gosto do limão acentuado, então adiciono mais no meu Homus. Outra coisa é o Tahine. Eu acho ele forte, por isso não coloco muito na minha receita.
  • Não se acanhem em mudar as quantidades. Na minha opinião algumas medidas devem ser proporcionais ao nosso gosto. Se não curtiu algo, é só mudar 😉
  • Espero que vocês gostem. Quando fizerem, não esqueçam de me marcar no insta @jana_azevedo

Bjuss da Jana ♥

Pasta Hummus da Jana


3 1    5   0



Ingredientes


  1. 1 400 gramas de grão-de-bico cozido (em torno de 150 gramas seco)
  2. 2 1dente de alho pequeno (opcional)
  3. 3 100 gramas de tahine
  4. 4 sumo de um limão
  5. 5 Cominho à gosto
  6. 6 sal à gosto
  7. 7 1 colher de sopa de azeite de oliva
  8. 8 pimenta do reino à gosto

Passo a passo


  1. Deixar o grão-de-bico de molho de 8 a 12 horas
  2. Descartar a água do molho e cozinhar o grão na panela de pressão por 20 minutos (contar o tempo após a panela começar a chiar)
  3. Escorrer o grão-de-bico, mas não descartar a água. Ela servirá para ajudar a dar a consistência desejada da sua pastinha.
  4. Processar o grão até a mistura ficar um purê.
  5. Adicionar o sumo do limão, o tahine, o cominho, sal e o azeite. Bater até que a pasta fique homogênea.
  6. Acrescente a água do cozimento até atingir a consistência que preferir.
  7. Guarde a pastinha em um recipiente na geladeira.
  8. A água do grão-de-bico é rica em nutrientes. Não descarte. Guarde para fazer outras receitinhas. Essa receita deve ser bem armazenada na geladeira. Aqui em casa, dura até 5 dias. Ela pode ser congelada (só não esqueça de consumir em até três meses)
  • Jana Azevedo

    Written by Jana Azevedo

You Might Also Like



No Comments

Post a Comment