Categories:

Meus temperos preferidos

Fazer dieta é um desafio diário, né gente. Porém, uma alternativa pra dar uma animada é variar nos temperos. Por isso, resolvi fazer esse post com dicas de especiarias e raizes, que valem muito a pena ter em casa.

 

Açafrão / Cúrcuma

O açafrão é uma raiz que pertence à família do gengibre. Possui vários benefícios para a saúde, entre eles, poder anti-inflamatório e ação antioxidante. Aqui em casa, uso em pó para temperar carnes, legumes, arroz e a raiz para colocar nos sucos e vitaminas. Uma dica para melhorar a absorção dos bioativos é associar o consumo com pimenta, gengibre ou azeite de oliva extra virgem.

 

Canela

Têm ação termogênica, ajuda ajuda a controlar o colesterol  ruim, protege o nosso fígado e estômago e é rica em compostos antioxidantes. Costumo usar canela em pó para temperar carnes, adicionar nas frutas e a canela em pau para fazer infusões. Uma super dica é ferver a casca de abacaxi, canela em pau, cravo-da-índia e gengibre. Fica um chá delicioso, que pode ser consumido quente ou frio.  Além disso, é super diurético.

Páprica

Até alguns dias atrás, eu não sabia que a páprica é extraída à partir do pimentão vermelho. É uma especiaria rica em vitamina A e betacaroteno, com propriedades anti-inflamatórias.  Podemos encontrar três versões: doce, picante e até defumada. Como eu gosto de dar um toque apimentado em tudo que faço, uso a páprica picante pra temperar frango, peixes e ovos mexidos. Nos patês caseiros e antepastos, como o Homus (iguaria Árabe, feita com grão-de-bico. Receita tá aqui), também fica uma delícia.

Pimenta Caiena

Quem me acompanha sabe que pimenta nunca falta aqui em casa. Sou fã de todas as variedades, mas escolhi falar da Caiena, porque ela é uma das minhas queridinhas (curto o grau de ardência maior que a pimenta do reino). Ela também é rica em propriedades antioxidantes, descongestionates e anti-inflamatórias. Além disso, é famosa por seu poder termogênico. Eu já começo a usar a pimenta no café da manhã. Uma dica é misturar nos ovos mexidos e adicionar açafrão. Também fica uma delícia no misto-quente, por cima dos queijos e legumes.

Manjericão

Também fornece vitaminas e minerais. Melhora o sistema imunológico e reduz o stress. Podemos encontrar a planta desidratada ou in-natura. Eu tenho as duas versões aqui em casa. Como é uma plantinha fácil de ser cultivada em vasos, minha sugestão é procurar um cantinho na sua casa, pra ter manjericão sempre fresquinho. Uma dica é misturar no molho de tomate caseiro, nas saladas e peixes. Outra coisa que amo fazer são os azeites aromatizados. Sempre  misturo azeite de oliva extra virgem, sal rosa, pimenta caiena, manjericão e canela em pau. Após colocar todos os ingredientes, guardo num vidrinho e deixo num local escuro e seco para os aromas harmonizarem. Fica demais 🙂

Orégano

Possui vários nutrientes (vitaminas A, B3, E, magnésio, fósforo, cálcio e ferro). Com todos esses benefícios, se torna um candidato ideal para ajudar na desintoxicação nosso organismo. Além disso, têm capacidade anti-fúngica.  Adoro usar nos ovos, frango, peixes, queijos, na salada e molho de tomate.

Alho

Vocês sabiam que o alho é considerado uma planta? Há indícios na história, que ele foi utilizado no Egito antigo, Grécia e Babilônia há mais de cinco mil anos. Os chineses atribuem propriedades medicinais a essa plantinha e Hipócrates descreveu com detalhes o uso terapêutico do alho como diurético e laxante. Além disso,  Possui propriedade imunoestimulante, devido aos altos teores de zinco e selênio. Muitas pessoas não gostam de usar o alho, em função do bulbo ser super aromático. Minha sugestão é retirar a parte interna na hora que vocês forem utilizar nas preparações.  Assim, não ficarão com o famoso hálito de alho, que pode ser sentido a quilômetros de distância, rsrsrs.

Jana Tips

  • Procure não utilizar temperos prontos, porque muitos são cheios de conservantes, sódio e corantes artificiais
  • Se for comprar misturas prontas, olhe os ingredientes para saber o que está levando pra sua casa
  • Prefira sempre os alimentos in-natura e minimamente processados (essa dica vale para temperos e sua alimentação diária)
  • Nas lojas de produtos naturais, já existem opções de temperos prontos, sem aditivos químicos e conservantes (aqui tem um post com algumas lojas de produtos naturais que confio aqui em Poa)

 

Gostaram das dicas?

Não esqueçam de me seguir lá no Instagram @jana_azevedo. Tá cheio de tips de saúde, bem-estar e beleza pra vocês 🙂

Bjus da Jana

 

 

  • Jana Azevedo

    Written by Jana Azevedo

You Might Also Like



No Comments

Post a Comment